Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Candidata do PSOL é ameaçada por PM em primeiro dia de campanha. “Ideologia mata”

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    Foto: imagem do vídeo gravado pelo fotógrafo Bruno Kaiuca para o Jornal do Brasil.

    Fonte: com informações do Jornal do Brasil.

    Nesta quinta-feira (16), primeiro dia previsto pelo calendário eleitoral para o início das campanhas nas ruas, a candidata à deputada federal pelo PSOL, Talíria Petrone, foi surpreendida por um policial militar que, em abordagem violenta, a acusou de fazer campanha ilegal na barca que faz a travessia de Niterói para o Rio. O policial chegou a sacar sua arma durante o tumulto e dar voz de prisão a um jovem negro que se manifestou em defesa da candidata. “Arma mata”, bradou Talíria em reação à atitude violenta do PM enquanto pedia que todos mantivessem a calma. “Ideologia mata mais”, respondeu o policial.

    Afirma Talíria em vídeo sobre o ocorrido publicado em sua página no facebook.

    Ela relata que estava sim carregando os panfletos de campanha, mas que estes seriam distribuídos apenas quando saísse da barca, na Praça Mauá, Praça XV, no Buraco do Lume e em outros locais da cidade do Rio de Janeiro.

    Esclarece a candidata. E completa:

    Ela explica que o PM perdeu o controle quando ela e suas companheiras de campanha decidiram fazer uma selfie dentro da embarcação.

    Conta Talíria.

    Leia também:

    Em reportagem do Jornal do Brasil, é possível ver vídeos, fotos e relatos do fotógrafo Bruno Kaiuca que por acaso estava na embarcação e presenciou e registrou o ocorrido. O tumulto ocorreu por volta das 9h. As imagens mostram o PM abordando a candidata do PSOL e sua equipe e questionando-os sobre o motivo de estarem com o material de campanha na embarcação. O vídeo mostra o policial sacando a arma para intimida-los e a reação dos demais ocupantes da barca que se manifestaram contra a ação do PM.

    Lembra a candidata a deputada federal em suas rede sociais. De acordo com Talíria, foi neste momento que um jovem se manifestou indignado, dizendo que aquilo era um absurdo. O policial então, entendendo que atitude do jovem configurava era um desacato a sua autoridade, lhe deu voz de prisão.

    Foi quando o jovem teria dito que “não iria ser preso pois não havia feito nada de errado” que o policial jogou-o violentamente na cadeira e sacou sua arma.

    Conta Talíria.

    Analisa a candidata do PSOL. E completa:

    Leia também:

    Na delegacia.

    Todos os envolvidos no episódio, a candidata do PSOL, seus 4 companheiros de campanha, o jornalista do Jornal do Brasil, o jovem a quem foi dada voz de prisão e ainda um advogado que também se manifestou na barca contra o policial, foram levados pelo PM para a 4ª Delegacia de Polícia do Rio.

    O policial reteve os documentos de todos, inclusive a OAB do advogado e a ABJ do jornalista, além dos panfletos e material de campanha do PSOL.

    Denuncia a candidata do PSOL. Segundo Talíria, eles tiveram de esperar mais de 5 horas na delegacia para fazer seu depoimento.

    Além de tomar todas as medidas cabíveis contra a arbitrariedade do PM, a candidata a deputada federal critica o fato de que este episódio é sintomático e revela problemas crônicos do país.

    E conclui Talíria:

    Por Daniel Caseiro.

    Leia mais:

    “O senhor pegou tudo o que a gente tinha, o senhor vai quebrar o meu braço”

    Ouvidoria aponta excesso da polícia em 74% dos casos de mortes em SP

    14 pessoas morrem por dia no Brasil em ações policiais

    Luto para manter meu corpo longe das mãos do Estado

    Discurso de ódio na internet tem mulheres negras como principal alvo

    ONGs denunciam na ONU condenação dos 23 manifestantes de 2013 e 2014

    Brasil terá que proteger Mônica Benício, viúva de Marielle, ordena comissão da OEA

    ONU condena operação na Maré que matou o adolescente Marcos Vinícius

    Justiça condena Estado por abordagem violenta da PM contra pai e filho de 13 anos

    Ativistas pela legalização do aborto são esfaqueadas em manifestação no Chile

    Ameaçada de morte, antropóloga Débora Diniz será incluída em programa de proteção

    Liberdade de expressão em risco: mortes e perseguições expõem grave crise no Brasil

    Dia Marielle Franco – Dia de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra é instituído por Lei

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores931
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/candidata-do-psol-e-ameacada-por-pm-em-primeiro-dia-de-campanha-ideologia-mata/614445256

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)