Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lula tem direito a ser candidato à presidência, determina ONU

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) se pronunciou oficialmente nesta quinta-feira, dia 17, afirmando que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem direito de ser candidato à presidência da república. No documento, a ONU determina que o Estado brasileiro “tome todas as medidas necessárias para permitir que Lula possa exercer seus direitos políticos da prisão como candidato nas eleições presidenciais”.

    A decisão reconhece a existência de violação ao art. 25 do Pacto de Direitos Civis da ONU e a ocorrência de danos irreparáveis a Lula na tentativa de impedi-lo de concorrer nas eleições presidenciais ou de negar-lhe acesso irrestrito à imprensa ou a membros de sua coligação política durante a campanha.

    +[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

    A organização ressaltou ainda que o ex-presidente não pode ser proibido de concorrer “até que todos os recursos pendentes contra a sua condenação sejam completados em um processo justo e que a condenação seja final”.

    Os advogados de Lula, Valeska Teixeira Zanin Martins e Cristiano Zanin Martins, se pronunciaram sobre o comunicado da ONU: “Diante dessa nova decisão, nenhum órgão do Estado Brasileiro poderá apresentar qualquer obstáculo para que o ex-Presidente Lula possa concorrer nas eleições presidenciais de 2018 até a existência de decisão transitada em julgado em um processo justo, assim como será necessário franquear a ele acesso irrestrito à imprensa e aos membros de sua coligação política durante a campanha.”

    Confira a íntegra do documento:

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores924
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lula-tem-direito-a-ser-candidato-a-presidencia-determina-onu/614445251

    Informações relacionadas

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Quem pagará a conta se Lula for inocentado?

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Advogados de Lula recorrem de decisão que rejeitou recurso ao Supremo

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Prisão de Lula é ilegal, diz ministro do STF

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Recurso de Lula será julgado dia 26 de junho

    Justificando
    Notíciashá 6 anos

    Juristas pela Democracia denunciam Moro ao CNJ

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)