jusbrasil.com.br
19 de Dezembro de 2018
    Adicione tópicos

    CNPq anuncia corte de verbas para pesquisa em 2019

    Justificando
    Publicado por Justificando
    há 4 meses

    Em carta aberta publicada nesta quinta-feira, 9 de agosto, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou que deverá diminuir significamente seus os investimentos em pesquisa durante o ano de 2019.

    O corte é resultado da redução do orçamento da instituição, que deverá cair de R$1,2 bilhões em 2018 para R$800 milhões em 2019. Com a medida, o órgão pretende garantir que, mesmo com menos dinheiro, consiga honrar o pagamento das cerca de 80 mil bolsas de pesquisa que oferece atualmente, destinadas, entre outros, a pesquisadores em programas de iniciação científica, mestrado e doutorado.

    +[ASSINANDO O +MAIS JUSTIFICANDO VOCÊ TEM ACESSO À PANDORA E APOIA O JORNALISMO CRÍTICO E PROGRESSISTA]+

    Na carta, o presidente do CNPq, Mario Neto Borges, mesmo que não haja risco às bolsas existentes, o “‘encolhimento’ dos recursos disponíveis afeta o sistema de pesquisa científica”. Ele ressalta ainda a importância da ciência, tecnologia e inovação para o país, e reforça “a necessidade de recursos e apoio para que esses setores se desenvolvam de forma adequada fortalecendo o avanço do País rumo a se tornar uma grande nação”.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)