Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OMS deixa de classificar transexualidade como doença mental

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    Imagem: OMS

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta segunda-feira (18) uma nova edição da Classificação Internacional de Doenças (CID), na qual a transexualidade foi retirada da lista de transtornos mentais.

    Segundo a nova classificação (CID-11), as identidades trans deixam de ser consideradas “transtorno de gênero” e passam a ser diagnosticadas como incongruência de gênero, uma condição relativa à saúde sexual.

    Na prática, isso significa que a transexualidade deixa de ser encarada como a esquizofrenia, a cleptomania e a depressão (todas estas consideradas transtornos mentais) e passa a ser tratada como a ejaculação precoce ou a disfunção erétil (consideradas condições relativas à saúde sexual).

    Diz a coordenadora da Equipe de Adolescentes e Populações em Risco da OMS, Lale Say, no site da instituição.

    Ela explica que o motivo para não se retirar completamente a transexualidade da CID é a necessidade de que as populações trans tenham sua condição reconhecida pelos médicos e hospitais e possam obter ajuda médica se assim desejarem já que, em muitos países, os sistemas público e privado de saúde não reembolsam o tratamento se o diagnóstico não estiver na lista.

    Ela também destaca a importância de que todos os países continuem oferecendo políticas públicas de saúde para essa população, como é o caso das cirurgias de redesignação sexual.

    A CID é uma lista publicada pela OMS que tem a função de padronizada os nomes e sintomas de todas as doenças, distúrbios e condições médicas, facilitando assim o diagnóstico e o tratamento realizados por profissionais da saúde do mundo inteiro. Outra utilidade da padronização do diagnóstico médico é possibilitar a qualquer país que colete dados estatísticos e epidemiológicos de modo que estes dados possam ser lidos e comparados internacionalmente.

    A última revisão da CID havia sido feita 28 anos atrás, quando, entre outras mudanças, a homossexualidade deixou de ser considerada uma doença. Os países que adotarem a CID-11 tem até 1º. de janeiro de 2022 para se adaptar à nova classificação.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores923
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oms-deixa-de-classificar-transexualidade-como-doenca-mental/591272081

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)