Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Décimo adolescente morre no incêndio de Centro de Internação em Goiânia

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    Morreu na última quinta-feira, dia 14 de junho, o adolescente de 15 anos que havia sobrevivido ao incêndio no Centro de Internação Provisória (CIP) do 7º Batalhão da Polícia Militar, em Goiânia. O jovem era o único sobrevivente do incêndio que matou outros nove menores no último mês.

    O adolescente estava internado desde o dia 25 de maio, data do incêndio, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgências Governador Otávio Lages de Siqueira (Hugol), onde permanecia sedado e respirando com a ajuda de aparelhos.

    Em entrevista para o G1, a avó do adolescente contou que o rapaz havia sido preso três meses antes, por participação em um roubo. Ela relatou também os maus tratos sofridos pelo neto durante a internação: “Baterem nele, amarraram ele de cabeça para baixo das oito horas da noite até as cinco horas da manhã. Quanto tirou ele, o braço estava todo roxo, sem circulação”.

    Leia também:

    Tragédia anunciada: presídio em que nove adolescentes morreram queimados estava condenado por Governo e pelo TJ-GO

    O incêndio ocorreu no último dia 25 de maio, quando alguns jovens protestaram contra a possível transferência de internos em decorrência de barulhos à noite e atearam fogo em um colchão do lado de fora da grade. A manifestação, contudo, tomou consequências contrárias e o fogo entrou para dentro do alojamento e se espalhou para outros colchões. No momento, funcionários do presídio estavam almoçando no refeitório e, ao perceberem as chamas, retiraram os internos mais próximos e tentaram apagar as chamas com mangueiras, uma vez que a unidade não continha extintores de incêndio. O Governo de Goiás nega a inexistência de extintores no local.

    A tragédia era mais que anunciada. Em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2012, o governo de Goiás assumiu o compromisso da construção de novas unidades do sistema socioeducativo e o fechamento do CIP, já que ele funciona em um batalhão da Polícia Militar (PM), local considerado inadequado para alojar crianças e adolescentes infratores. Além disso, na ocasião do incêndio, 11 jovens estavam internados em uma cela com capacidade para apenas quatro.

    Tribunal de Justiça de Goiás, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo, fez em julho do ano passado uma vistoria no local. Na oportunidade, em 13 categorias analisadas, o CIP foi avaliado como a pior nota possível em 8 quesitos, dentre os quais destacam-se instalação hidráulica, estrutura predial e temperatura dos alojamentos.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores930
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/decimo-adolescente-morre-no-incendio-de-centro-de-internacao-em-goiania/591272079

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)