Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em notas, Associações denunciam “mordaça” contra magistrados

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    A Associação Juízes para a Democracia (AJD), a Federação Nacional dos Trabalhadores do Poder Judiciário nos Estados (Fenajud) e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) divulgaram no ultimo dia 15 notas de repúdio ao Provimento nº 71/2018 do CNJ. O chamado “Provimento da Mordaça”, publicado no dia 13, restringiu a manifestação em redes sociais e o uso do e-mail institucional por membros e servidores do Poder Judiciário. A Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (ANAMAGES) já havia se manifestado contra o ato, ocasião em que o classificou como “ferramenta de censura”.

    Em sua nota, a AJD também considera o provimento como tentativa de censura dos magistrados, destacando que o cerceamento da liberdade de expressão de juízes e juízas corresponde a uma forma indireta de controle ideológico:

    “Na atividade jurisdicional, o livre debate de ideias dá-se pela diversidade de entendimentos manifestados em decisões proferidas. Portanto, garantir a independência funcional significa garantir o pluralismo de ideias no Judiciário o que, consequentemente, significa garantir liberdade de expressão aos magistrados”.

    A Fenajud, por meio de seus 22 sindicatos filiados, criticou o Provimento alertando que “suas determinações genéricas poderão servir de base para perseguições e retaliações a servidores e lideranças sindicais”:

    “O Provimento nº 71 é autoritário e abusivo, pois viola os direitos e garantias fundamentais de livre manifestação do pensamento e da vida privada, previstos no art. , incisos IV e X, da Constituição Federal de 1988”.

    A ANAMATRA, por sua vez, demonstrou preocupação com a ambiguidade do texto normativo que não esclarece, por exemplo, a definição do que considera “redes sociais” (conceito que pode ou não abranger aplicativos de voz e mensagens instantâneas como whatsapp e messenger, além de facebook, instagram, twitter etc). Reiterou, também, a impossibilidade de norma infraconstitucional restringir garantia assegurada pela Lei Maior:

    “No Brasil, a liberdade de expressão é garantia constitucional de todo cidadão. O magistrado, por sua investidura, não está dela alijado, nem a detém em menor grau, precisamente porque a própria Constituição da República não dispôs de modo diverso, nem estabeleceu ressalvas em detrimento de juízes. Preceitos como o do art. , IX, da CF não podem ser interpretados restritivamente, sob pena de agressão ao princípio da máxima efetividade dos direitos, liberdades e garantias fundamentais. Qualquer exegese restritiva, derive-se do Código de Ética da Magistratura nacional ou de qualquer fonte infraconstitucional, torná-los-á inconstitucionais”.

    Leia na íntegra as notas de repúdio da AJD, da Fenajud e da ANAMATRA.

    Provimento da Mordaça

    O Provimento 71/18 dispõe no seu artigo 2º que a liberdade de expressão não pode ser utilizada por juizes e funcionários do Poder Judicial para justificar atividade político-partidária e que a vedação constitucional de atividades desse tipo à membros da magistratura abrange inclusive as manifestações em redes sociais.

    O documento afirma que a referida vedação não impede os magistrados de exercerem o direito de expressar publicamente convicções pessoais desde que tais manifestações não caracterizem, ainda que de modo informal, atividade com “viés político-partidário” ou que “evidenciem apoio a candidatos ou partidos”.

    No mesmo Provimento, o CNJ recomenda aos magistrados agir com “reserva, cautela e discrição” ao publicarem seus pontos de vista nos perfis pessoais nas redes sociais e evitar pronunciamentos sobre casos em que atuaram. Quanto ao uso do e-mail funcional, estabelece que este seja utilizado exclusivamente para a execução de atividades institucionais.

    Leia o provimento 71/2018 na íntegra.

    Leia mais:

    “Provimento da mordaça”: CNJ proíbe manifestação política de juízes nas redes sociais

    Provimento 71: Controle ideológico e amordaçamento contra juízes no CNJ

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores930
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-notas-associacoes-denunciam-mordaca-contra-magistrados/591272071

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)