Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Juiz que atendeu a pedido de MBL em desfavor de Lula escreveu cartas de repúdio ao PT e ex-presidente em jornais

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    Itagiba Catta Preta feelings diria o meme da internet. Isso porque o Juiz de Direito Haroldo Nader, Juiz da 6ª Vara Federal de Campinas (SP) e desconhecido do público, ganhou as manchetes dos sites de notícias do país ao determinar o fim da equipe que assessorava o ex-presidente Lula, às custas da União, como preveem as regras de tratamento a ex-chefes de estado no país. Seria mais uma decisão contra o ex-presidente na Justiça brasileira, não fosse o curioso detalhe que o magistrado nas horas vagas é um cidadão que escreve cartas a jornais contra o próprio Lula e o Partido dos Trabalhadores.

    Segundo apuração da BBC, foram diversas cartas entre os anos de 2015 a 2017 que o magistrado endereçou a jornais como Estadão e Folha de São Paulo. Dentre as cartas, em 2015, o magistrado escreveu sobre uma manifestação de rua em favor do ex-presidente: “É óbvio que a manifestação desta quinta-feira tenha ocorrido em dia útil, com vale-transporte e alimentação. Seus manifestantes estão lá a serviço”. Sobre o governo Dilma, Nader afirmou que “É o governo ‘podrão Fifa'”, ao escrever uma carta em 31 de maio de 2015.

    No mesmo ano, apurou a matéria da BBC, Nader utilizou uma metáfora para pedir a saída de Dilma: “Após a concessão dos aeroportos, a concessão da pilotagem. A pilota entrega o comando ao co-piloto e é trancada fora da cabine, exatamente para que o avião não caia”. Nader faz parte de uma família “tradicional” no Direito. Seu pai foi Juiz de Direito e Professor; seus irmãos e esposa também foram para carreira jurídica da qual faz parte o magistrado, que teve educação de elite econômica.

    A decisão atendeu a um pedido de Rubens Naves, um dos coordenadores nacionais do Movimento Brasil Livre (MBL), conhecido grupo de extrema-direita e que na última semana esteve sob holofotes por seu alvo de agências de checagem de fake news. O caso remonta às conhecidas liminares de Itagiba Catta Preta, Juiz Federal em Brasília, que em 28 segundos deferiu medidas para suspender a posse do ex-presidente enquanto ministro da Casa Civil no fim do governo Dilma. O revés do governo na suspensão da posse – mantida por decisão de Gilmar Mendes, mas que nunca foi a debate no plenário do Supremo – foi um dos últimos capítulos da queda da ex-presidenta. Momentos mais tarde, foram divulgadas inúmeras imagens na internet de Itagiba em atos pelo impeachment.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores930
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiz-que-atendeu-a-pedido-de-mbl-em-desfavor-de-lula-escreveu-cartas-de-repudio-ao-pt-e-ex-presidente-em-jornais/580337942

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)