Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estudantes negros ocupam reitoria da UFRGS contra distorções nas cotas

    Publicado por Justificando
    há 6 anos

    Há quase uma semana, estudantes ligados ao movimento negro ocupam a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) contra o que consideram o início da destruição da política de cotas naquela instituição.

    Eles contestam decisão da reitoria, tomada no mês passado, de que vagas reservadas aos estudantes negros sejam ocupadas por quem comprovar ascendência negra até a geração dos avós. Segundo eles, isso significa que candidatos brancos possam ocupar as vagas, o que motivou o coletivo Balanta a fazer a ocupação.

    A tensão aumentou desde a última sexta-feira (9), quando foi expedido mandado de reintegração de posse que autoriza o uso da Brigada Militar, da Polícia Federal e também do Exército para a retirada dos alunos.

    Uma comissão especial criada no ano passado para avaliar denúncias de fraudes apontou que 239 alunos que ingressaram na universidade por meio de cotas não apresentaram características fenotípicas que os identificassem como negros.

    “Antes de pensarmos na ocupação, tivemos duas reuniões com o reitor, em que nós colocamos as pautas do movimento, fizemos reclamações sobre as portarias, sobre a possibilidade jurídica de abrirmos jurisprudência que vai permitir que pessoas brancas ocupem as vagas de pessoas negras, e a reitoria sempre ‘empurrou com a barriga'”, relata o estudante Matheus Marçal ao repórter Guilherme Oliveira, em reportagem do Seu Jornal, da TVT.

    O presidente da ONG Educafro, frei Davi, esteve na universidade para levar apoio aos estudantes e criticou a falta de rigor na aplicação da política de cotas.

    Já o coordenador do Movimento Negro Unificado, Gleidson Dias, lembrou que essa é uma política que tem efeito de reparação histórica e também de justiça distributiva, já que os negros são maioria na população, mas não são representados em carreiras de nível superior, daí a importância das cotas.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores930
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estudantes-negros-ocupam-reitoria-da-ufrgs-contra-distorcoes-nas-cotas/555255112

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Quando fui fazer vestibular, apesar de ser pardo e pobre, passei um ano indo a pé até uma biblioteca pública estudar.

    Hoje, graças à política de cotas, os alunos preferem pegar sol na lage pra parecerem o mais negro possível.

    E a educação de base, que nivelaria todos, nem pensar né?! Afinal governantes populistas são os inimigos número um dela.

    É melhor distribuir a "nova dentadura" em troca do voto pra quem não vai ter dentes, do que ensinar-lhes a saúde bucal.

    Educação e informação livre, algo que estamos muito longe de ver um governo privilegiar. continuar lendo