Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sobre a crítica pela arte e a moralidade cristã

    Publicado por Justificando
    há 7 anos

    Certa feita Nietzsche escreveu: “não existem fenômenos morais, mas apenas uma interpretação moral dos fenômenos”. E não é que ele está certo?

    Por longos séculos a moral cristã interferiu no andamento da sociedade. Nem sempre foi de tudo ruim, para que não sejamos injustos, mas é fato: dependêssemos da moral cristã, a mulher ainda seria submissa ao homem (Efésios 5:24).

    É claro que os membros do MBL não são moralistas cristãos: não são nada, senão (dizem eles que são) liberais oportunistas pegando carona em onda conservadora para se promover. Mas os moralistas cristãos existem e são perigosos.

    Moralistas não suportam críticas, porque críticas tiram os valores morais do centro confortável. E esse é o papel da crítica: sacudir a árvore das ideias para fazer as ideias podres caírem no chão.

    Necessitamos de críticas vibrantes. Como dizia Nietzsche em seu livro “A genealogia da moral”, § 6º:

    “Necessitamos de uma crítica dos valores morais; o próprio valor desses valores deverá ser colocado em questão – por isso é necessário um conhecimento das condições e circunstâncias nas quais nasceram esses valores, sob as quais circunstâncias se desenvolveram e modificaram.”

    É pela crítica que conhecemos por que as coisas são o que são e por que ainda são se já deviam ter deixado de ser.

    No ocidente o cristianismo é o rei da moral, mas isso porque a moral é o instrumento por excelência da dominação religiosa. Sem a moral, sem a criação do bem e do mal, a religião não se sustentaria por dois verões. Se amanhã fosse anunciado que as portas do inferno foram fechadas, no mesmo dia as portas dos templos começariam a fechar também.

    É o medo, o senhor da moral, quem sustenta tudo isso. É por isso que todo discurso moral vem acompanhado de “Deus falou que não é bom”. É o medo da intolerância de Deus que mantêm os moralistas em pé. E aí a crítica pergunta, tal como a serpente no Jardim do Éden: “Deus falou mesmo que não?”. Essa pergunta estremece qualquer moralista.

    Os valores precisam ser criticados – até mesmo para testar a validade desses valores. E a arte? A arte, como a senhora da crítica, deve estar livre das amarras dos valores morais. Como criticar valores morais se presos a eles? É sinal de fraqueza um artista se ocupar demais com a moral de sua arte. Os artistas são espíritos livres! Nada soa mais perigoso ao moralista do que a palavra liberdade.

    Contra os espíritos livres, eis o projeto de lei 8.854/2017, do deputado Givaldo Carimbão – um moralista do PHS de Alagoas. O projeto altera o art. 208 do Código Penal e a Lei nº 8.072, de 25 de julho de 1990, para aumentar a pena e tornar hediondo o crime de desrespeito à crenças e símbolos religiosos.

    Segundo a justificativa do projeto, que quer tornar a crítica um crime hediondo, onde a pena mínima será de 12 a 30 anos:

    Esses (críticos) não são artistas, são criminosos que merecem ser punidos como tais. Criminosos que pretendem acabar com a família e os valores cristãos. Uma vez cometido crime hediondo, o criminoso que praticar não tem direito a fiança, permanecem obrigatoriamente em regime fechado.

    Família. Valores cristãos. Transformaram um modelo de família e determinados valores em bens juridicamente relevantes para o direito penal. Querem criminalizar a crítica com medo da crítica. Compreendo: família e valores cristãos são apenas ídolos que não se sustentam diante da crítica – o martelo de destruir ídolos.

    O direito penal surge, novamente, para defender valores determinados por quem determina os tipos penais que formarão o conjunto de bens jurídicos mais relevantes para determinado grupo social. Como Marx já alertou:

    “As ideias que dominam uma época são as ideias da classe que domina a época.”

    O direito penal contra a liberdade de expressão – e da crítica. A severidade da pena como instrumento de coação contra os espíritos livres. Já dizia Marx no livro “Os despossuídos, p. 82, que “é um fato tão histórico quanto racional que a severidade indiscriminada da pena anula o êxito da pena, pois anulou a pena enquanto êxito do direito”. E dizia ainda mais Marx, desta feita na página 92, que “a crueldade é o caráter das leis ditadas pela covardia, pois a covardia só consegue ser enérgica sendo cruel”.

    Os moralistas são hipócritas e são cruéis. Já sabemos, há muito tempo, que o lado mais sórdido da religião é quando o discurso piedoso camufla a sordidez do caráter. Todo moralista é sórdido, apesar do discurso piedoso de “valores morais”.

    O cristianismo sofreu com a moral Romana, quando os cristãos eram obrigados a adorar o imperador sob pena de morte caso não obedecessem. Não iremos, hoje, sofrer com os moralistas cristãos. A crítica é essencial numa democracia – e se os “valores morais” não se sustentam diante da crítica, pior para os “valores morais”.

    A crítica não se deixa aprisionar. Não é típico do crítico se preocupar se tem apoiou ou não. É imposição de ideias e a coragem de defende-las até o fim. Quem teme a crítica é porque sabe que está lucrando sentado num ídolo dos frágeis pés de barro.

    Wagner Francesco é bacharel em Teologia e Direito.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores932
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sobre-a-critica-pela-arte-e-a-moralidade-crista/511574642

    Informações relacionadas

    Edmar Oliveira, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Moralidade x Legalidade

    Felipe Trajano de Lacerda, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Legalidade x Moralidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)