Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Crianças negras têm direito a uma escola com representatividade e acolhimento

    Publicado por Justificando
    há 7 anos

    Para crianças negras, a escola, que deveria ser um espaço de acolhimento e aprendizado, pode ser onde se conhece o racismo. Foi assim para uma menina de 4 anos, que frequenta uma creche pública em Samambaia Sul, no Distrito Federal. Há poucos dias, a criança chegou chorando em casa, e contou para a mãe que a monitora da escolinha não quis lavar seu cabelo, dizendo que era duro. A menina anda entristecida com a ideia de voltar às aulas, pedindo que lhe alisem os cabelos, enquanto sua mãe luta para que a filha seja tratada com respeito.

    Em uma escola de São Paulo, houve há pouco uma história parecida, mas com desfecho muito mais feliz. A menina negra contou à professora, Ana Bárbara Ferreira, que estava triste por ouvir de um colega que seu cabelo crespo era feio. A professora, também negra, disse muito o quanto a menina era linda e forte para não ligar para os insultos. Mas só foi realmente ouvida no dia seguinte, quando chegou à escola usando o mesmo penteado que a aluna. A menina então se reconheceu, dizendo à professora: “hoje estou linda igual a você”.

    Escolas são espaços de poder. Ensinam matemática, português, geografia e história, mas também tem o dever de ensinar igualdade. Para isso, profissionais sensíveis não são suficientes. A diversidade dos corpos importa. É difícil ser o que não se vê: a aluna de Ana Bárbara só se viu bonita e acolhida quando se identificou com a beleza de sua professora. Igualdade exige representatividade.

    Como garantir que histórias como as da professora Ana Bárbara e sua pequena aluna não sejam exceções? Com cotas universitárias para estudantes negras e indígenas. Implementando a Lei 10.639/2003 que estabelece diretrizes curriculares para estudo da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Levando a sério o compromisso constitucional da educação com a igualdade e a cidadania.

    Sinara Gumieri é advogada e pesquisadora da Anis – Instituto de Bioética. Este artigo é parte do falatório Vozes da Igualdade, que todas as semanas assume um tema difícil para vídeos e conversas. Para saber mais sobre o tema deste artigo, siga https://www.facebook.com/AnisBioetica

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores925
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criancas-negras-tem-direito-a-uma-escola-com-representatividade-e-acolhimento/443763638

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)