Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cristiano Maronna: "Se os mais ricos têm a possibilidade de evadir tributos, todos nós perdemos"

    Publicado por Justificando
    há 8 anos

    O Justificando Entrevista desta semana recebe o Doutor em Direito Penal e Advogado Cristiano Maronna para uma conversa sobre a polêmica que envolve os Panamá Papers, material divulgado mundialmente na última semana sobre contas em paraísos fiscais mantidas por milionários e autoridades dos mais variados países.

    A entrevista aborda, em primeiro lugar, o básico para você entender do que se trata esse escândalo mundial: o que são os Panamá Papers? O que é uma offshore? Maronna explica didaticamente porque essas questões estão intrinsecamente relacionadas com questões maiores, como, por exemplo, o que isso significa para o debate acerca de paraísos fiscais e a transparência econômica das empresas e bancos.

    Segundo o jurista, ficou comprovado que o caminho do dinheiro do terrorismo é o mesmo do utilizado por grandes empresas transnacionais para se esquivarem de pagamento de tributos, enfraquecendo o Estado e o poder dele adimplir com programas sociais. "A falta de transparência fiscal debilita os Estados Nacionais. Isso torna muito difícil para os estados financiar a concretização de direitos sociais e acentua a desigualdade entre ricos e pobres" - afirmou.

    Por isso, a entrevista também aborda o que isso representa para o debate acerca da Reforma Tributária brasileira. Curioso que, no Brasil, há uma massiva campanha publicitária para envolvidos no Panamá Papers pagarem menos impostos - "não vou pagar o pato" - protagonizada pela FIESP, cujo filho de seu presidente também está na lista de titulares de contas em paraísos fiscais. Outra beneficiada pela lista é a Rede Globo, por meio de seus diretores, o que explicaria a razão pela qual não se ouve muito falar nesse escândalo na hora do jornal. "Quem tem mais, tem que ser mais tributado" - defende o jurista.

    "Se os mais ricos têm a possibilidade de evadir tributos, deixar de pagar tributos, todos nós perdemos" - conclui. .

    Veja a entrevista e deixe seu comentário.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores932
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações114
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cristiano-maronna-se-os-mais-ricos-tem-a-possibilidade-de-evadir-tributos-todos-nos-perdemos/323128204

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)