Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Um breve manual sobre questões jurídicas envolvendo as ocupações

Publicado por Justificando
há 7 anos

Um breve manual sobre questes jurdicas envolvendo as ocupaes

O movimento de ocupação das escolas públicas vem se espalhando pelo país. Atualmente, mais de mil instituições de ensino estão ocupadas por seus alunos, que protestam contra a medida provisória de reforma do ensino médio, a PEC 241, a “Escola Sem Partido”, reivindicando melhorias na educação pública. É importante entender a origem da mobilização estudantil, os aspectos jurídicos e suas consequências perante o Estado.

Desde 2015, os secundaristas se organizaram e passaram a manifestar pacificamente, ocupando suas escolas. Em São Paulo, onde começou o movimento, os alunos protestaram contra a “reorganização escolar”, plano que o Poder Executivo estadual pretendia implementar, remanejando alunos e funcionários, para reduzir o número de colégios. O projeto do Governador Geraldo Alckmin (PSDB/SP) objetivava transferir trezentos mil alunos e fechar noventa e duas escolas.

O movimento dos alunos de São Paulo se inspirou na experiência dos secundaristas chilenos, que ocuparam centenas de escolas no ano de 2006, a fim de reivindicar passe livre e melhoria da educação pública. A manifestação no Chile, que ficou conhecida como “revolução dos pinguins” (referência ao uniforme escolar no país), levou à criação do manual “Como ocupar um colégio?”, que orientou a manifestação dos estudantes brasileiros.

Inicialmente, os alunos paulistas, acompanhados de seus pais e professores, protestaram contra o plano do governo estadual por meio de passeatas. No entanto, as manifestações não atingiram o resultado esperado, pois o governo continuou distante do diálogo. Então, os secundaristas decidiram ocupar escolas, seguindo as instruções da cartilha chilena.

A ocupação das escolas é uma estratégia de mobilização que surge como alternativa às passeatas e manifestações nas ruas e praças. Tendo em vista que os meios de protestos mais tradicionais se mostraram ineficazes e até perigosos – diante da truculência da polícia -, os alunos decidiram ocupar as unidades de ensino, de modo pacífico.

No Rio de Janeiro, no início de 2016, a mobilização dos estudantes surgiu como resposta ao caos do governo estadual, em uma clara tentativa de resguardar direitos que vêm sendo diluídos por políticas de cortes e crescentes privatização e precarização de serviços essenciais e prestações positivas do Estado (direitos fundamentais de segunda dimensão). A ocupação se fortaleceu em um cenário de greve dos profissionais de educação, que estavam com salários atrasados.

Breve manual sobre questões jurídicas envolvendo as ocupações

Assim que o movimento surgiu, destacaram-se duas interpretações jurídicas sobre as ocupações. A primeira sustentando que são atos ilegais e devem ser reprimidos, classificando-os como invasão de bens públicos. A segunda no sentido de que é exercício de direitos previstos na Constituição da República de 1988, logo a mobilização deve ser respeitada.

Não há dúvida de que a aplicação do direito está vinculada à interpretação, construindo-se uma relação entre os fatos e as normas que incidirão em cada caso. O ato interpretativo é problemático, na medida em que há múltiplas vias que podem ser escolhidas.

A análise de decisões judiciais e atos da Administração Pública mostra um conflito aparente entre a aplicação do Código Civil – que levaria à retomada da posse pelo Estado sem intervenção do Poder Judiciário – e a prevalência do exercício dos direitos de reunião e de manifestação, assegurados no artigo , incisos XVI e IV, da Constituição da República.

A primeira interpretação de caráter jurídico foi a realizada na decisão em relação a ação de reintegração de posse proferida pelo Juízo da 14ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital/TJSP, nos autos do processo n. 101946387.2016.8.26.0053. Esta decisão impôs condições para o cumprimento da liminar para “cessação de esbulho” (parar a invasão) ocorrida na sede do Centro Paula Souza (CEETPS), como o uso de força policial desarmada e pessoalmente comandada pelo Secretario de Segurança Pública.

Em mandado de segurança contra tal decisão, o Tribunal mencionou a possibilidade de o Estado se valer do “desforço imediato na defesa da posse, diante da ocupação ilícita”, ou seja, de retomar a posse imediata e diretamente, sem recorrer ao Judiciário.

Em seguida, a Procuradoria-Geral de São Paulo (PGE/SP) elaborou o Parecer nº 193/2016, atendendo a consulta da Secretaria Estadual de Segurança Pública, indicando como solução prioritária a utilização do desforço necessário, mecanismo de autotutela previsto no artigo 1210, parágrafo primeiro, do Código Civil (CC/02), tendo em conta também a autoexecutoriedade nos atos administrativos em geral e notadamente das medidas de policia administrativa, vinculando o procedimento ao Secretário de Segurança Pública.

Na interpretação dos fatos, a PGE/PS entendeu por desconsiderar totalmente o caráter de manifestação dos alunos e negar a aplicação de direitos fundamentais previstos na Constituição. O Parecer nº 193/2016 tratava a mobilização estudantil como uma mera invasão de propriedade privada e ainda sugeriu o emprego de força policial, no caso a Polícia Militar de São Paulo, órgão ligado conhecido por sua violência.

Outro efeito da interpretação da PGE/SP era a de que a retomada da posse não deveria ser submetida ao Poder Judiciário. Seria um ato imediato, a ser autoexecutado: convocar a polícia militar e ingressar nas escolas, como se fossem simples prédios, expulsando os invasores.

Mas novas vozes se destacaram no cenário interpretativo: alguns entenderam que era indispensável o ajuizamento de ação de reintegração de posse, defendendo a aplicação de normas constitucionais, de modo a assegurar a prevalência do exercício dos direitos de liberdade de expressão e reunião.

Nesse contexto, a mobilização é vista como protesto legítimo dos estudantes e deve ser analisada levando-se em conta os direitos fundamentais e não o Código Civil. As normas da Constituição prevalecem sobre todas as outras e a proteção da liberdade de expressão deve ser aplicada da forma mais extensa, englobando todo tipo de manifestação, principalmente quando se trata de mobilização de adolescentes, tutelada também pelo artigo 16, inciso VI, do Estatuto da Criança e do AdolescenteECA (Lei nº 8069/1990).

Vivemos em um Estado Democrático de Direito, embora muitas vezes alguns juristas e intérpretes das normas deixem de lado o termo “democrático”, dando ênfase ao Direito sob uma perspectiva legalista (positivista) e infraconstitucional.

É evidente o anseio democrático dos estudantes que ocupam as escolas, uma vez que, entre suas propostas, está a maior participação na Administração Pública, inclusive com eleições diretas para a direção das instituições. A mobilização, tal como a do Chile (Revolução dos Pinguins), luta contra medidas neoliberais que afetam a rede de ensino como um todo.

Trata-se de uma tentativa de resgate da cidadania e de reduzir as desigualdades, cada vez maiores no Brasil. A ocupação também se justificada no direito à cidade, que decorre do movimento político, como o exercício da capacidade de forçar a abertura do diálogo e pensar novas formas de configuração da vida urbana.

A interpretação defendida no Parecer nº 193/2016 da PGE/SP se choca com o pós-positivismo, que consagra verdadeiro avanço, tendo em vista que o positivismo (interpretação dogmática e formalista) permitiu as atrocidades cometidas pelos regimes nazista e fascista.

As constituições do pós-guerra e as teorias pós-positivistas, em uma perspectiva mais moderna, sustentam a tutela dos direitos humanos e das minorias, de modo a impedir que maiorias e elites poderosas criem leis de extermínios de grupos de menor representatividade.

O direito à cidade, interligado ao direito à liberdade de expressão e de reunião, não é apenas algo formal, distante da realidade, mas um direito de fruição, que envolve o uso da infraestrutura das cidades, dos equipamentos e dos serviços públicos, abarcando, evidentemente, outros direitos previstos na Constituição, como saúde, lazer, educação, assistência social, cultura, dentre outros.

No caso da ocupação das escolas sobressai o direito à educação e não apenas como um currículo básico a ser cumprido. Trata-se de um direito que exige uma prestação do Estado e por se dar em locais específicos, há de se ter em vista a função social da propriedade, tanto privada quanto pública, como se verifica na hipótese do ensino público. Cabe ao Estado cumprir o disposto na Lei Maior (artigos 205 e seguintes da CRFB/88).

No caso da ocupação, cabe ao Estado respeitar a movimento estudantil em sua forma pacífica de democrática de se manifestar, abrindo-se ao diálogo, à construção coletiva das políticas públicas.

Ao ser submetida ao Poder Judiciário nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, a ocupação foi vista de modos diferentes. Alguns órgãos julgadores de primeira e segunda Instâncias entenderam pelo caráter de protesto legítimo, enquanto outros decidiram no sentido de determinar a reintegração do Estado.

No dia 23 de novembro de 2015, o Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu que não deveria haver nenhum tipo de reintegração de posse. O órgão de 2ª Instância do Poder Judiciário estadual entendeu que o objetivo das ocupações não é tomar posse do prédio público, mas promover um diálogo com o Estado.

Em seis cidades do interior de São Paulo, os juízes locais haviam decidido em sentido contrário, ordenando a reintegração, inclusive com autorização do uso de força policial contra os estudantes. Em seguida, a Defensoria Pública (que tem atuado na defesa dos interesses dos estudantes) entrou com recursos nas Varas locais, anexando a decisão do TJ como argumento. A estratégia surtiu efeito: os juízes de primeira instância suspenderam as reintegrações de posse.

No Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, a Juíza Gloria Heloiza Lima da Silva, da Vara da Infância, realizou audiência para a negociação entre Estado e estudantes. O objetivo foi abrir o diálogo entre o governo do Estado e os estudantes insatisfeitos com a gestão do ensino que ocuparam escolas da rede pública estadual desde o início deste ano como forma de protesto. A juíza atendeu a alguns dos pedidos do estudantes, em relação às passagens, a adequação da merenda escolar, o fornecimento de livros, além de proibir a punição dos integrantes das ocupações (Processo nº 0105730-36.2016.8.19.0001).

No tocante aos órgãos do Poder Executivo no Rio de Janeiro e em São Paulo, constata-se que em um primeiro momento houve esforço de retomar a posse, de forma violenta, como é comum agirem em relação a protestos. Aliás, a própria ideia original de ocupar colégios decorre da necessidade de evitar as passeatas nas ruas, reprimidas violentamente pela polícia.

A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro inicialmente entendeu que o movimento era ilícito e ilegítimo e deveria, portanto, ser desfeito de imediato, com auxílio da polícia. Posteriormente, a mesma Secretaria mudou sua interpretação dos fatos e reconheceu a legitimidade da mobilização, abrindo-se ao diálogo. Essa postura decorreu da atuação da Defensoria Pública e do Ministério Público, que defenderam a legitimidade da mobilização.

Em um Estado Democrático de Direito, no qual a Constituição é a manifestação formal da vontade do povo e vincula a todos, inclusive e principalmente o Estado, deve o Poder Público atuar de acordo com os direitos fundamentais.

A cidadania vem sendo fragmentada e reduzida, para limitar-se ao papel individualista de consumidor. Quando estudantes do ensino médio das escolas públicas de dois dos mais populosos estados do Brasil passaram a se organizar e exercer seus direitos de liberdade de expressão e reunião, ocupando as suas escolas a fim de reivindicar a manutenção e melhora de serviço essencial, viu-se a ruptura do papel de mero individualista de consumidor para agir coletivamente e na esfera política.

Como deve ser, a Constituição Cidadã de 1988 prevaleceu sobre a legislação ordinária, no caso o Código Civil, que deve ser aplicado apenas nas hipóteses de conflito entre particulares e não quando se tratar de situação que envolva o Estado e adolescentes, estudantes, usuários diretos do serviço de educação pública, que vem sendo reduzido desde a ditadura militar iniciada em 1964. O ensino público perdeu qualidade e houve uma aprofundamento da cisão entre os mais pobres e a classe média no que se refere ao uso do serviço, do compartilhamento deste ambiente de construção social.

Certo é que o Estado moderno, na forma em que se manifesta, surge como criação vinculada ao capitalismo e não é, nem nunca foi, algo pronto, perfeito, acabado, dada a sua própria natureza; sendo assim, há que se reconhecer a legitimidade das mobilizações com intuito de moldá-lo.

Em tempos de grande retrocesso, de golpes parlamentares, sanções sem infrações, repressão, criminalização de movimentos sociais, fundamentalismo religioso, é mais do que relevante estudar, analisar, promover diálogo, sobretudo quando se está diante de protestos legítimos, de filhas e filhos dos cidadãos mais pobres do país.

Os estudantes exerceram seus direitos e o diálogo foi possível, a Administração Pública cedeu, trocou informações e houve a aproximação de uma solução pacífica e aparentemente satisfatória. Para os alunos, o governo e a sociedade como um todo, na medida em que a formação de cidadãos exige maior participação e capacidade crítica, como mostram os estudantes mobilizados.


Bernardo Parreiras Salgueirinho é Pós-Graduando em Direito Público: Constitucional, Administrativo e Tributário da Universidade Estácio de Sá; graduado em Direito na Universidade Federal Fluminense – UFF e atua como analista judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

  • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
  • Publicações6576
  • Seguidores927
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1158
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/um-breve-manual-sobre-questoes-juridicas-envolvendo-as-ocupacoes/401350023

Informações relacionadas

Maria Augusta Domingos Dias, Advogado
Artigoshá 5 anos

O fenômeno das ocupações das escolas e universidades públicas e suas nuances jurídicas

Venda irregular de lanche na Universidade Federal do Acre continua impedida pela Justiça

Claudio Suzuki, Advogado
Artigoshá 11 anos

Atos contrários ao direito constitucional de livre manifestação: práticas ilegais

Artigoshá 7 anos

Direitos e Deveres em Manifestações Públicas

Supremo Tribunal Federal
Jurisprudênciahá 7 anos

Supremo Tribunal Federal STF - ARGÜIÇÃO DE DESCUMPRIMENTO DE PRECEITO FUNDAMENTAL: ADPF 412 DF - DISTRITO FEDERAL XXXXX-72.2016.1.00.0000

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Sabem do que tanto temem os partidos de esquerda por trás destas invasões?

A perda do aliciamento político de crianças.

Não, a tal ética política não respeita crianças, mas enche a boca para falar com se se preocupasse com elas.

Usam-nas como se tange o gado. Muitos professores e estudantes de diretórios estudantis não passam de militantes.

Sua função é aliciar mais eleitores, não ensinando com imparcialidade. Passam 90% do tempo falando bem da sua corrente política e 10% falando mal das demais.

Sem medo de errar: 99% destes alunos sequer leram a tal PEC. Só estão alí pelas meras teorias especulativas sobre eventuais ptejuízos que poderiam causar.

Os mesmos que disseram que o Plano Real ia levar o povo à miséria.

É o terrorismo psicológico de quem não aceita não estar no poder, mas que quando lá chegam nada fazem. Onde está a reforma agrária após 13 anos de esquerdismo lulopetista?

Da mesma forma que miseráveis seguem cegamente um MST na busca de uma ilusão, estes estudantes são guiados por quem apenas se interessa na retomada do poder e no seubplano de perpetuação nele ... isso pra eles é democracia ... o governo eterno de um partido só.

Os pais deveriam sim cuidar melhor de seus filhos, ensinando-os sobre as armadilhas de militantes em pele de cordeiro. continuar lendo

Creio que nunca tenha visitado uma ocupação e que também seja leitor de veículos de comunicação que escrevem sobre a mobilização de forma tendenciosa e sem fundamento na realidade. Os protagonistas são os estudantes. A ocupação é de estudantes. Há uma MP para tratar do ensino médio e o senhor nem a menciona. Reformar a educação por MP? Conhece os requisitos para edição de uma MP? E fala como se o ensino estivesse uma maravilha, como se nunca houve greve... Hoje, há ocupações, mas quantas greves a educação pública já enfrentou?

A PEC n. 241 é inconstitucional. Talvez o senhor tenha lido a PEC, mas desconheça a Constituição. A Procuradoria Geral da República apresentou parecer opinando pela inconstitucionalidade da referida PEC. Isso não foi publicado na Carta Capital, mas no Estadão (http://política.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pgr-diz-que-pec-do-teto-de-gastoseinconstitucional/).

A mobilização foi e é legítima. O artigo é fruto de pesquisa e reflete o que houve no RJ e em SP: a prevalência da interpretação constitucional, que levou ao diálogo do Poder Público com os estudantes, ensejando resolução pacífica e satisfatória. Talvez o senhor nem tenha lido o artigo, já que faz acusações infundadas e meramente retóricas, baseadas no senso comum e equivocadas. continuar lendo

Você já visitou uma ocupação? Se sim, meus parabéns, temos algo em comum.

Garanto a você que os tais estudantes nem sonham o que sejam uma MP, logo quem está discutindo ser este o meio adequado ou não, não são os estudantes, mas alguém que se vale deles para tanto, só que não tem a devida coragem de expor a cara.

A grande preocupação se deve ao chamado "Escola sem partido" o que seria uma imensa frustração para aqueles que querem doutrinar e aliciar estudantes e o fazem por meio de professores militantes e por meio de diretórios estudantis. Por que só os esquerdistas se preocupam em demasia com o "Escola sem partido"? Mera coincidência?

Espernear querendo chamar os estudantes de protagonistas não adianta. Tem quer ter a dignidade e respeito para recolher as bandeiras de partidos e seus membros infiltrados. Deixem eles lutarem por aquilo que eles creem e não por aquilo que lhes foi embutido por militantes.

Quanto às greves se faz necessário saber o seu verdadeiro intuito: se você um dia sequer já pisou em uma greve estudantil já deve ter ouvido discursos sobre "valorização do ensino público e melhorias" e que sempre terminam com o mero aumento salarial de professores ... as carteiras continuam quebradas, os campus caindo aos pedaços. Existem greves por salários, por salários e melhorias (não vale só pintar a escola) e contra o governo de direita.

Não acha engraçado que o sindicato dos professores do ensino público NUNCA fez uma greve para cobrar do governo petista a edição de uma lei que regulamentasse o direito de greve do servidor público? Qual sindicato fez isso? Quantos prédios foram ocupados? Essa não era, junto com a também não realizada reforma agrária, uma das maiores bandeiras defendidas? 13 anos foi pouco?

Não adianta usar estudantes que nunca leram as medidas e ainda que tivessem feito não conseguiriam tirar conclusões por falta de conhecimento e maturidade. Quando indagados sobre os projetos, os estudantes fogem das perguntas que não constarem no decoreba, e a culpa não é deles. Usá-los como papagaio de partido só faz com que o partido os utilize como escudo humano.

Não há fatos que comprovem os supostos prejuízos alegados pela PEC 241. E é fato que há aliciamento de estudantes por professores e diretórios acadêmicos. Ademais, quem disse que estes representam todos os demais estudantes? Não fale como se a manifestação fosse geral e não de grupinhos em casa escola ... e lembro sempre, acrescida de militantes que nem lá estudam. continuar lendo

TCC completo em: http://ecosprosaicos.blogspot.com.br/2016/10/ocupacao-das-escolas-publicas-um-estudo.html continuar lendo

Há ainda um aspecto a ser tratado, eis que há possibilidade de que um dia ocorra: em caso de perda do ano letivo, com reprovação em massa, devido a eventuais ocupações, quem será responsabilizado?

Referindo-se aos casos atuais, note-se que facilmente uma pessoa mais desatenta poderia culpar o Estado e requerer deste indenizações pecuniárias, o que não poderá ressarcir de todo o tempo perdido pelos alunos, sendo deveras grave o dano causado. Porém tal ocupação tem conotação política com participação ativa e presencial de militância e pessoas que não são estudantes e nem fazem parte de suas famílias ou das escolas.

A tal consciência politica acaba sendo mitigada pela manipulação oriunda de um interesse político-partidário, pouco importando a questão das propostas de lei, especialmente se nunca foram discutidas e nem tão pouco analisadas sob uma óptica que não seja mera especulação, passando a ser apenas um "choro" por este grupo não ser o detentor do poder.

A manifestação constitucional não substitui nem suprime o direito à educação, também cláusula pétrea, nem tão pouco pode ser confundido com o inconformismo de grupos políticos pela perda do poder. Enfim, o direito à manifestações, como todo direito, não é absoluto, e aqueles que geram prejuízo de terceiros devem arcar com a responsabilidade e não simplesmente querer atribuí-la ao Estado.

Se admitido o inconformismo político como razão para ocupação de escolas, logo estas nunca serão desocupadas, seja por esquerdistas, seja por centristas, seja por direitistas. Se a alegação é sob a óptica técnica do estudo e análise de impacto de propostas de leis, que os argumento sejam apresentados com premissas substanciais e não retórica especulativa baseada numa representação caricata da teoria do caos, que mais lembra a famosa frase de Joseph Goebbels: "Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".

Como exemplo lembro as antigas, mas atuais, acusações infundadas de privatização do ensino público, em especial das Universidades, que permeavam o falatório esquerdista quando do Governo FHC. Como todos sabemos, não houve qualquer ação no sentido de promover tal privatização, assim como ninguém pode apresentar argumento plausível pelo que se extrai da PEC 241, apesar de ser assunto constante na boca de muitos que leem Carta Capital ou Brasil 247, mas que nunca leram a PEC e tão pouco tem capacidade para arguir elementos que comprovem a tese caótica.

Como se vê há duas vertentes: uma é a manifestação legítima, desde que seja fundamentada, de estudantes, e outra que é a insatisfação de grupos políticos dispostos a usar qualquer um como pano de fundo para ocultar suas terceiras intensões. Ambas não se confundem. continuar lendo