Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Por falta de fundamentação, ministro supera súmula 691 e concede HC a acusada por homicídio

Publicado por Justificando
há 8 anos

Caso o relator do Tribunal de Justiça decrete prisão preventiva sem fundamentação apropriada, compete ao Superior Tribunal de Justiça conhecer medida liminar de soltura. Essa foi a decisão inovadora do Ministro do Superior Tribunal de Justiça Nefi Cordeiro, da 6ª Turma, no último mês.

No caso em questão, a ré foi presa em flagrante delito por tentativa de homicídio. No Tribunal de Justiça de São Paulo, o magistrado negou o HC impetrado pelos advogados da defesa, convertendo a prisão em flagrante em prisão preventiva a partir das informações dos autos, que restaram como fundamento suficiente para a "garantia da ordem pública" e "aplicação da lei penal".

Diante da decisão de prisão, os advogados de defesa Guilherme Amaral e Verônica Sterman novamente impetraram um HC, dessa vez no STJ.

Ao analisar o caso, no entanto, o ministro entendeu por bem superar o teor da Súmula 691, que costuma a ser um grande obstáculo para quem procura reverter liminares de Tribunais de Justiça.

Para Nefi Cordeiro, a superação seria possível, uma vez que a decisão de prisão preventiva se deu com base nos elementos do próprio tipo penal de homicídio, "sem trazer qualquer fundamento de anormal gravidade ou de personalidade da acusada, à demonstrar o efetivo o risco à ordem pública, não justificando, assim, a manutenção da cautelar extrema".

Dessa forma, o ministro concedeu a medida liminar para determinar a imediata soltura da Paciente.

Leia o acórdão na íntegra.

  • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
  • Publicações6576
  • Seguidores923
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações107
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/por-falta-de-fundamentacao-ministro-supera-sumula-691-e-concede-hc-a-acusada-por-homicidio/326473321

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)